segunda-feira, 27 de abril de 2015

Praça José de Barros

A Praça José de Barros é tida como a nascente de Quixadá e representa o que a cultura trouxe para a cidade. Inicialmente era dividida em três passeios. A Rua José de Alencar e a Basílio Pinto faziam essa divisão.A primeira parte ficava em frente ao Colégio Sagrado Coração de Jesus e era um pequeno campo de futebol. Na segunda parte, a maior das três, ficava o passeio onde, de segunda a sábado, a juventude se reunia à noite para bate papos. Na terceira parte, já próxima à rua Rodrigues Júnior, havia um tanque redondo que recebia água do Cedro através de um cano, para conservar os jardins verdes e floridos. Nesta parte, por iniciativa do Sr. Raimundo Alfredo Teixeira, nosso saudoso Poti, foi construído um marco simbolizando o Lions Club através da figura de um leão, um marco histórico de Quixadá que foi demolido sem nenhuma justificativa.

Na época do prefeito Azzis Baquit, ele juntou os três passeios, deixando apenas uma praça. O ex-prefeito Ilário Marques em uma de suas gestões reformou a praça.

(Marco simbolizando o Lions Club. Antigamente a praça era chamada
Praça do Leão, em homenagem ao clube. - Fonte Internet)


Hoje a praça recebe o nome de José de Barros em homenagem ao fundador da cidade. É nela que acontece grande parte dos eventos da cidade, como: Carnaval, Pula Fogueira e Reveillon.

(Praça José de Barros. Ao fundo pode-se ver a Pedra do Cruzeiro. - Fonte Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário