segunda-feira, 27 de abril de 2015

Museu Jacinto de Sousa


O museu ocupa uma casa construída em 1922 por Raimundo Franklin, um dos autores do monumento localizado na praça da estação, que fica em frente ao museu. A construção foi tombada em 14 de fevereiro de 2000 pelo decreto municipal n° 007.
O imóvel, adquirido pelo Município em 1983, continua com suas características originais.

O museu foi criado em 27 de outubro de 1984 com o nome de Museu Histórico de Quixadá. Seu nome foi alterado, para homenagear o artista quixadaense Jacinto de Sousa, pela lei municipal n° 1999 de 11 de agosto de 2000.

O Museu Jacinto de Sousa é um dos 29 do Estado e dos 17 do Interior cadastrados no Sistema Nacional de Museus. Segundo Maria Prima, também é o mais visitado do Sertão Central (Segundo matéria do Jornal Diário do Nordeste em 21/09/2010).
Além dos turistas, caravanas escolares de todas as regiões e até de Estados vizinhos apreciam o museu. A média anual é superior a 4 mil visitantes.
O velho projetor cinematográfico é a peça mais admirada pelos jovens. A reprodução do quarto onde o presidente cearense Humberto de Alencar Castelo Branco dormiu sua última noite, na Casa de Repouso São José, também chama a atenção. No fim de 2008, técnicos do Museu do Ceará e acadêmicos de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) fizeram o inventário do acervo do Museu de Quixadá. Ao todo, foram catalogadas 1.335 peças. Algumas delas muito raras, como um alicate de extrair dentes de escravos.

Seu acervo é composto por utensílios, fotografias, maquetes, móveis, documentos, arte sacra, roupas, arquivos de áudio e vídeo e fósseis.

(Imagens de dentro do Museu Jacinto de Sousa - Fonte: Internet)

O nome do nosso museu é uma homenagem ao escultor Jacinto de Sousa, nascido em Quixadá a 3 de julho de 1896 e falecido a 29 de janeiro de 1941. O artista homenageado desenvolveu seus dotes artísticos ainda criança quando esculpia imagens de santos em barro e logo depois iniciou-se na fotografia e nas artes decorativas, deixando suas obras em várias localidades nordestinas.
Jacinto de Sousa foi um dos maiores artistas plásticos do Ceará. Apesar de não possuir aprendizado formal em artes, dedicou-se à fotografia, pintura e escultura. Dentre as suas obras mais importantes se destacam o busto da Princesa Isabel, em Redenção, o "Monumento ao Trabalhador Livre", na Praça da Estação de Quixadá e o "Cristo Crucificado", obra exposta no museu que recebeu o seu nome.

(Na foto Jacinto de Sousa - Fonte: Internet)

Um comentário:

  1. Belíssimo, grande artista da cidade de Quixadá, infelizmente não muito reverenciado por seus conterrâneos ❤️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir