segunda-feira, 27 de abril de 2015

Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

"Durante a festa de Nossa Senhora do Carmo, eu Dom Adélio Tomasin, estava celebrando na Catedral; depois da comunhão não sei explicar como nem porque, veio-me a mente a seguinte frase: “Por que tu não pensaste em construir uma casa para minha Mãe?” E vi o Santuário entre os monólitos, um lugar que dominava o sertão. Contei ao povo de Deus em voz alta e clara, embora com muita timidez, a pequena história que havia vivido, sentado na minha cadeira e com Jesus no coração. Agora, era eu que esperava a reação do povo. Fiquei surpreso. Todos se levantaram e reagiram àquela história com uma estrondosa e demorada salva de palmas. Assim brotou a ideia do Santuário."

O Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão é um templo católico que ergue-se sobre uma esplanada encostado ao Morro Urucum. A base da torre triangular fica exatamente a 501 metros e 12 centímetros acima do nível do mar. Foi idealizado e construído pelo ex-bispo de Quixadá Dom Adélio Tomasin.

"Foi no dia 12 de outubro de 1993 abençoada e colocada a primeira pedra do Santuário. Tudo foi simples, tudo foi emocionante. As nuvens, o vôo das aves, o deslumbrante pôr do sol, os monólitos ao redor formavam um cenário inesquecível. Mas quem participou, sente ainda algo no coração, pois os sentimentos mais profundos não eram provocados por essas coisas bonitas, mas pela fé e o amor a Mãe de Deus. Havia um detalhe que também nos comovia. Tinha iniciado as escavações dos alicerces sem ter praticamente dinheiro. Quando uma jovem da minha terra, ao saber que queria construir um Santuário a Nossa Senhora, mandou-me parte da herança recebida de seu pai e esse dinheiro deu para fazer todos os alicerces."

Suas obras foram iniciadas em 1988 com a construção da estrada de acesso ao platô onde seria construída a igreja. Em 1993 foi colocada a pedra fundamental e em 11 de fevereiro em 1995 ocorreu a inauguração. 

(Foto Santuário Quixadá - Fonte: Internet)


Via Sacra

Na subida para o Santuário encontra-se os grupos estatuários representando as cenas tradicionais da Via Sacra. São quatorze estações. Todas elas foram projetadas e executadas por quem escreveu esta pequena história e por um jovem artista de grande potencial, Adalécio Feitosa Mariz. O material escolhido, para resistir ao relento, foi: estrutura interna de ferro revestido de cimento e areia. As estátuas tem cerca de 1,80 m de altura.

(Foto da Via Sacra na subida do Santuário - Fonte: Internet)

A Torre Piramidal

Fora do Santuário há uma torre piramidal. É o símbolo mais característico. Construída em aço com forma de pirâmide, e não tendo a face frontal ocupada por nenhuma estrutura, pode ser imaginada como um grande manto protetor: o manto da Virgem Maria.

(Foto da Torre Piramidal no Santuário - Fonte: Internet)

Painéis Externos

Na fachada do Santuário há também quatro painéis pintados pelos nossos jovens artistas Walker e Cícero. Eles representam o mistério da salvação: Criação, Pecado, Encarnação e Morte Redentora de Jesus. O romeiro que chega deve compreender logo que o Santuário só tem um sentido dentro deste mistério de salvação. Em janeiro de 2015 os painéis externos foram renovados.

(Foto dos painéis externos atuais - Fonte: Internet)

Painéis Internos

Nas paredes oblíquas do Santuário há vinte e sete painéis e acolherão as reproduções dos quadros ou imagens da Virgem Maria com o nome e o título como ela é venerada em cada país da América Latina. O sentido é este: fazer com que cada peregrino se sinta em comunhão com todos os irmãos da América Latina. Assim como a dor nos une na vida, também o amor da única Mãe faz de nós todos um só povo da esperança.

(Foto dos painéis internos - Fonte: Internet) 

O local dispõe também de gruta, restaurante, hotel, auditório e livraria. Próximo ao santuário, há trilhas para trekking e rampa de voo livre.



Os meses de maior visitação são fevereiro (festividades da Virgem Maria), maio, julho e dezembro.

Horários:
Semana
17:00 - Santa Missa
Nas terças feiras não têm Santa Missa

Sábado
10:30 - Oração do Santo Terço
11:00 - Santa Missa
16:15 - Oração das Vésperas
17:00 - Santa Missa

Domingo
10:00 - Oração com o povo
10:45 - Acolhida dos Romeiros
11:00 - Santa Missa
16:00 - Oração das Vésperas solene com a benção do Santíssimo Sacramento
17:00 - Santa Missa

1º Sábado de cada mês 21:00 até 24:00 - Vigília noturna

Confissões Domingo: 09:00 as 12:00
Na semana: Agendar na Com. Oásis da Paz: 88 3412 1373
Local: Confessionários do Santuário

Horário para visitação no Santuário: 06:30 as 19:00


Informações obtidas no site http://santuariorainhadosertao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário