terça-feira, 15 de março de 2016

Hidrografia de Quixadá

Em Quixadá, existem várias reservas de águas, pois há rios, riachos, lagoas e açudes espalhados por todo o município.

Quixadá está localizado em sua maior parte na bacia hidrográfica do rio Sitiá. A nascente desse rio fica em um trecho da Serra do Estevão, localizado no distrito de Custódio e após um curso de 20km é represado, formando o Açude do Cedro. A sua foz é o rio Banabuiú. Foi ao redor de suas margens que a cidade de Quixadá surgiu. São seus afluentes da esquerda, os riachos Cabaça, Muchió, Ipueiras e Catita. Pela margem direita, rio Tapiuará, originário da Serra da Palma.

Uma outra parte do seu território está nas bacias de dois outros rios: o rio Piranji e o rio Choró . O município conta com uma grande quantidade de pequenos reservatórios que estão espalhados em todo o território. No entanto, possui dois grandes reservatórios, ambos localizados no leito rio Sitiá, são os açudes do Cedro, com capacidade de 125.694.200 m³ (composição hidrográfica: rios Sitiá, Caracol, Jatobá e Riacho dos Bois: extensão da barragem 515m), e o Açude Pedras Brancas, com capacidade de 434.049.250 m³, localizado nas terras limites com o município de Banabuiú e Tapuiará, sendo que 70% pertencem ao Distrito de Tapuiará.

(Açude Pedras Brancas. Fonte: Internet)

Os rios e os riachos de Quixadá são temporários ou intermitentes, pois o volume de água diminui ou mesmo desaparece, durante a seca.
A água das lagoas e açudes também aumenta de volume nos períodos de chuva e diminui durante a estiagem. As lagoas se formam naturalmente pelo acúmulo da água da chuva em pequenas depressões do solo. Os açudes são confundidos com as lagoas, mas, diferentemente delas, não se formam naturalmente, sendo construídos pelo homem para acumular água.


(Açude do Cedro. Fonte: Internet)

A construção de açudes é importante para garantir a continuidade do abastecimento de água nas casas e lavouras durante a seca. Em Quixadá existem mais de 40 açudes. Os mais importantes são o Açude do Cedro, que se localiza no distrito-sede, e o Pedras Brancas, no distrito de Tapuiará.
O Açude do Cedro, construído entre 1884 e 1906, é um dos pontos turísticos de Quixadá. O açude Pedras Brancas, construído entre 1969 e 1978, abastece Quixadá e outros municípios vizinhos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Livro - Conhecendo a História de Quixadá, autores: de Sousa, Manoel Alves; Araújo, Francisca Neide Reginaldo S.; Freires, Maria Nazaré Sousa; Apolônio, Isabel Maria Assunção e Soares, Raimunda Solange.
Livro - Construindo Quixadá - Projeto Infância e Patrimônio, autores: Santos, Lidia Noemia; Vieira, Maria Elia dos Santos e Castelo, Sander Cruz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário